Novidades

Hernâni Da Silva Mudanisse

Hernâni da Silva Mudanisse (nascido à 15 de Novembro de 1989) é um Rapper Moçambicano (natural de Maputo) que iniciou a sua carreira em 2003. Infelizmente não se lembra de como ou o que lhe motivou a começar a cantar mas lembra-se que as suas primeiras letras eram todas em inglês e que as suas primeiras ''performances'' foram nos intervalos das aulas na escola em que frequentava.

Nesse preciso ano, juntou-se à 360 Graus (grupo moçambicano de Hip-Hop de renome, considerados os pioneiros do estilo "Bounce'' no país) a convite do seu colega de escola e amigo Ell Puto, onde faziam parte dele artistas como: Mic B, Ell Puto, Dynomite, Denny OG, Suky, Bala de Prata, Dygo Boy, Julie, Chamil, etc, tornando-se o rapper mais novo do grupo e quiçá da cidade. No momento de integração no grupo, teve a oportunidade de participar (e consequentemente vencer) num concurso de freestyles (Battles) onde participaram vários rappers reconhecidos e desconhecidos. Concurso este que lhe trouxe muita relevância no âmbito do Hip-Hop nacional. 

Algum tempo depois, formou-se um sub-grupo dentro da 360 Graus denomidado Young Sixties, constituída pelos membros mais novos do grupo (Ell Puto, Hernâni, F Cash e Lay Low). Várias músicas foram gravadas pelo grupo. Tais músicas receberam um feedback positivo do povo e da mídia o que levou a participação do grupo em vários eventos (Shows de Hip-Hop no Coconuts, antigamente conhecido por Búzio, Show no Estádio da Machava - Festa da Independência, etc).

Durante os anos 2003-2006, providenciou para download 4 mixtapes solo, intituladas Beyond Enemy Squares IIIIII e IV, titulo inspirado através do filme de guerra ''Beyond Enemy Lines'', mas sem nenhuma conexão com o mesmo. A maioria das músicas eram remixes/freestyles, isto é, em beats americanos e eram gravadas em casa com uma qualidade que deixava a desejar. No último trimestre de 2005, participou em duas das 16 faixas do álbum Selecção Nacional do grupo 360 Graus que foi lançado na data referida.

No início de 2007, após contínuas músicas do grupo e participações em algumas músicas de outros artistas, lança o seu primeiro som à solo denominado Jump!, que contou com a produção da Outro Mundo Produções (Teknik e Le.O). A música teve um impacto muito positivo na comunidade Hip-Hop garantindo radioplay no programa Hip-Hop Time (no momento, era o único programa de rádio de Hip-Hop no país). No mesmo ano, lança a sua segunda música denominada Hey!, uma música mais direcionada para as pistas de dança. que contou com a produção do Ell Puto (Sameblood Productions).

Em 2008, a 360 Graus deixa de estar no activo, mas continua a realizar várias participações musicais e começa a dar as caras na televisão através de dois vídeos, nomeadamente Young Sixties - Please Call Me/Come e Limpa a Boca e Hernâni - Minha Colega (HairbraiderRemix)/Continência (Remix). Especial atenção para o segundo que é a música que mais popularizou o próprio, e conta com mais de 20,000 visualizações no Youtube.

Em 2009, continua a realizar várias participações e várias músicas foram gravadas pelo grupo. Eléctrico é uma delas, produzida pelo Ell Puto, cujo vídeo foi lançado no penúltimo mês do ano. Esta e mais músicas receberam um feedback positivo do povo e da mídia o que levou a participação do grupo em vários eventos (Shows no Clube dos Empresários, Show de Bow Wow em Moçambique, Mcel Basket Show, Show em Inhambane, etc). À poucos dias do fim do ano, lançou a sua terceira música à solo denominada PQSP (Primos Que Se Primam), auto-produzida.

Em 2010, continua a realizar várias participações musicais. Em Fevereiro, lançou a sua Mixtape sem título (19 faixas, a maioria em instrumentais americanas) que, apesar de ter sido gravada em casa, teve um bom feedback dentro e fora do país. Em Outubro lançou também a sua quarta música, denominada Anibalzinha, uma R&B que contou com a produção do Ell Puto (Sameblood Productions).

Em 2011, continua a realizar várias participações musicais. Em Janeiro, lança mais uma música  a solo denominada 2011 c/ 3H, e em Junho a sua respectiva Remix c/ F-Kay e K9, ambas auto-produzidas. No início do ano, assinou pela Dinheiro Limpo / Sameblood, label que dada a pausa temporária do grupo Young Sixties, é  fundada em 2010 pelos seus colegas Ell Puto e Lay Low. Participou também em alguns eventos de grande relevância (Show do Fat Joe e Ciara no Estádio Nacional, Show em Chokwe - Fim do Ano).

Em 2012, continua a realizar várias participações musicais. Em Janeiro (Sexta-13) lança mais uma mixtape intitulada Sei O Que Fizeste No Ano Passado, contendo alguns dos sons que foram realizados pelo mesmo no ano anterior, e uma nova música produzida pelo Ell Puto, intitulada Melhor Que Agora que contou com a participação do Hot Blaze. Em Fevereiro, alia-se a Negócios de Familia, label responsável pelo agenciamento de artistas como Dama do Bling, Dillon e Delmiro. Em Maio, lança mais uma música denominada Música de fim-de-semana c/ Ell Puto, produzida pelo Ell Puto. No mesmo mês lança o vídeo da música. Video este, que atingiu um sucesso considerável pelo país e conta com ~20,000 visualizações no Youtube. Em setembro, lança uma nova música intitulada Ex-Favorita com a participação dos rappers Lay Low e Raínha da Sucata, e com os Krazzy Beatz na produção. No finais de Novembro lança mais uma música intitulada WhatsApp, auto-produzida. No último mês do ano, foi convidado para Angolaonde realizou várias actividades como músico. Participou também em alguns eventos (Shows pelas zonas/bairros da Província de Maputo, Show aluso a Final da 3a Edição do Super Tardes STV, Show de 1 Ano do Programa Mais Carga, Show de 5 anos da discoteca nampulense Hot Tchilling, etc).

Em 2013, lança o video da sua música WhatsApp nos finais de Fevereiro. Video este, que também atingiu um sucesso considerável  e conta com mais de 28,000 visualizações no Youtube. 
Na mesma época, anuncia a intenção de lançar o seu primeiro álbum. Nos finais de Junho, lança uma nova música auto-produzida intitulada One Ziqo Song com a participação do seu colega Luar, um pandza em homenagem ao grande cantor Moçambicano Ziqo da Silva. Em Setembro, lança uma mixtape intitulada Músicas Perdidas, contendo demos de músicas que já não fariam parte de nenhum projecto futuro. No início de Outubro, lança o seu primeiro CD físico. Um Single/EP (ao invés de álbum) intitulado Hernâni contendo 9 músicas das quais 4 eram bónus tracks. Nos fins de outubro, foi nomeado praa categoria Melhor Hip-Hop no Mozambique Music Awards. Em Novembro lança mais uma mixtape intitulada Já Ouviste a Tape?, contendo freestyles e mais algumas músicas que fariam parte do álbum que estava previsto. Participou também em alguns eventos de grande relevância (Show do 50 Cent na Pista do ATCM, Festival do Pandza na Praça da Paz, etc).

Em 2014, continua a realizar várias participações musicais. No ínicio de Março, lança o vídeo de umas das músicas do single que foi lançado no ano anterior, Góia. Lança também um street video de Kemosabe Remix, da mixtape Já Ouviste a Tape? em Abril. Nos fins de outubro, foi nomeado para as categorias Melhor Hip-Hop e Melhor Pandza no Mozambique Music Awards. Participou também em alguns eventos (Mega Show Bem Vindo 2014 com +25 artistas, GPRO nos Bairros Tour, Gala Jovem EPM, Festival Azgo, etc).

Salientar também que o Hernâni da SilvaMudanisse é irmão da grande cantora Dama do Bling.
Voltar ao Topo